Clube de Observadores de Aves de Poa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reunião 10/05/14

+3
marciofpa
Marco Aurélio
FabioDuarte
7 participantes

Ir para baixo

Reunião 10/05/14 Empty Reunião 10/05/14

Mensagem  FabioDuarte Qua Mar 26, 2014 10:39 pm

Olá pessoal,

nosso próximo encontro do Núcleo de Fotografia já tem data marcada. Será no dia 10/MAIO/14 às 9:00h no Auditório do Museu de Ciências Naturais do Jardim Botânico (local de algumas reuniões do COA-POA).

Nesse segundo encontro, vamos seguir no primeiro objetivo do Núcleo (compartilhar conhecimentos) onde irei fazer uma apresentação sobre técnicas de pós-produção (depois do click) que podem ajudar a melhorar nossos registros fotográficos.

Para que a possamos tornar esse encontro mais produtivo, seria legal que que os interessados em participar enviassem desde já as dúvidas que têm sobre o assunto. Assim, eu poderei adequar a apresentação de forma a sanar essas dúvidas da forma mais didática possível.

As dúvidas podem ser colocadas nesse mesmo tópico, ou podem ser enviadas diretamente para mim.

Abraços e até lá,
Fabio.

O que: Segunda reunião do Núcleo de Fotografia do COA-POA
Quando: 10/maio de 2014 às 9:00hs (previsão de encerramento às 12:00)
Onde: Auditório do Museu de Ciências Naturais do Jardim Botânico
FabioDuarte
FabioDuarte
Contribuinte 2015

Mensagens : 135
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 49
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Reunião 10/05/14 Empty Re: Reunião 10/05/14

Mensagem  Marco Aurélio Qui Mar 27, 2014 8:27 am

Gostaria de saber se você recomenda o uso de uma predefinição como ponto de partida na edição de fotos no Lightroom. Em outras palavras, a questão é saber se há algumas opções de edição, como contraste e nitidez, que poderiam ser as mesmas para um conjunto de fotos. Em caso afirmativo, poderíamos configurar o programa de modo a aplicar esses ajustes para várias fotos, preferencialmente já na importação.
Outro assunto, que já não é uma dúvida e sim uma sugestão: falar sobre os cortes nas fotos. Seria bom explicar como os cortes podem melhorar a composição. Há um recurso no Lightroom que permite escolher o tipo de corte: podemos cortar uma foto mantendo as proporções, o que me parece o mais indicado.
Marco Aurélio
Marco Aurélio
Contribuinte 2016

Mensagens : 91
Data de inscrição : 22/04/2013
Idade : 48
Localização : Porto Alegre

http://about.me/antunesmat

Ir para o topo Ir para baixo

Reunião 10/05/14 Empty Re: Reunião 10/05/14

Mensagem  marciofpa Qui Mar 27, 2014 8:50 am

Marco Aurélio escreveu:Gostaria de saber se você recomenda o uso de uma predefinição como ponto de partida na edição de fotos no Lightroom. Em outras palavras, a questão é saber se há algumas opções de edição, como contraste e nitidez, que poderiam ser as mesmas para um conjunto de fotos. Em caso afirmativo, poderíamos configurar o programa de modo a aplicar esses ajustes para várias fotos, preferencialmente já na importação.
Outro assunto, que já não é uma dúvida e sim uma sugestão: falar sobre os cortes nas fotos. Seria bom explicar como os cortes podem melhorar a composição. Há um recurso no Lightroom que permite escolher o tipo de corte: podemos cortar uma foto mantendo as proporções, o que me parece o mais indicado.

Desculpe a intromissão, mas uso o Lightroom e gostaria de contribuir.
Sim, você pode definir um conjunto de definições e aplicar a um conjunto de fotos, não costumo usar muito, pois muitas vezes as condições de luz de uma foto para outra variam bastante, no caso de fotografia ao ar livre. No caso de estúdio isso é extremamente útil.
Um importante tópico a ser discutido é esse: Como cortar as fotos para ajustar a composição e quais os tipos de composição que são preferíveis em fotografia de animais.

Abraço.
marciofpa
marciofpa
Contribuinte 2015

Mensagens : 41
Data de inscrição : 21/11/2013
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Reunião 10/05/14 Empty Re: Reunião 10/05/14

Mensagem  Jefferson.Silva Qui Mar 27, 2014 1:26 pm

Eu ainda não uso LR, só o PS junto com o Camera Raw. Então vai ser interessante ver dicas sobre o LR.

Abs,
Jefferson

Jefferson.Silva
Contribuinte 2016

Mensagens : 8
Data de inscrição : 17/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Reunião 10/05/14 Empty Re: Reunião 10/05/14

Mensagem  Ltoniolo Ter Abr 15, 2014 10:37 am

Como sugestão de tópico dentro da reunião do dia 10 sugiro comentar sobre a organização das imagens. Utilizo o LR faz pouco tempo e tenho dificuldade na organização em bibliotecas, por incrível que pareça, tenho achado mais intuitiva a edição do que a organização no programa. Sei que muitos o utilizam na sua rotina como diretório de armazenamento e organização.

Uma segunda manifestação, dúvida pessoal mesmo, espero que os amigos auxiliem: tenho conseguido nitidez razoável em fotografias a curta distância, no entanto em fotografias com o alvo mais distante (coisa de 15 - 20 m) já perco muito em definição. Mesmo usando o recurso de estabilização de imagem da lente e por vezes um monopé. Alguma dica de configuração da câmera ou outra opção?

Uso uma Nikon D3100 (a DSLR de entrada) e uma lente Nikon AF-s 70-300 com VR.

Abraços

Ltoniolo
Contribuinte 2015

Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/03/2014
Idade : 36
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Reunião 10/05/14 Empty Re: Reunião 10/05/14

Mensagem  Marco Aurélio Ter Abr 15, 2014 2:54 pm

Eu só uso o Lightroom, que é muito útil não só na edição, mas também na organização das fotos. Quando comecei a usá-lo, fiquei meio perdido, mas agora já não tenho problemas.
Na hora de importar os arquivos, deve-se observar com cuidado todas as opções: de onde para onde, se vai copiar, copiar como DNG, mover ou adicionar, se vai aplicar predefinições, inserir metadados etc. Para mover arquivos já importados, deve-se usar o Lightroom, não o Explorer, caso contrário o programa não os localizará. Também é preciso saber onde estão os arquivos de fotos e de configurações do Lightroom, para fazer periodicamente uma cópia de segurança.
Citei essas questões porque as dificuldades que eu tinha com o Lightroom estavam aí.
Marco Aurélio
Marco Aurélio
Contribuinte 2016

Mensagens : 91
Data de inscrição : 22/04/2013
Idade : 48
Localização : Porto Alegre

http://about.me/antunesmat

Ir para o topo Ir para baixo

Reunião 10/05/14 Empty Re: Reunião 10/05/14

Mensagem  FabioDuarte Ter Abr 15, 2014 11:21 pm

Ltoniolo escreveu:Como sugestão de tópico dentro da reunião do dia 10 sugiro comentar sobre a organização das imagens. Utilizo o LR faz pouco tempo e tenho dificuldade na organização em bibliotecas, por incrível que pareça, tenho achado mais intuitiva a edição do que a organização no programa. Sei que muitos o utilizam na sua rotina como diretório de armazenamento e organização.

Uma segunda manifestação, dúvida pessoal mesmo, espero que os amigos auxiliem: tenho conseguido nitidez razoável em fotografias a curta distância, no entanto em fotografias com o alvo mais distante (coisa de 15 - 20 m) já perco muito em definição. Mesmo usando o recurso de estabilização de imagem da lente e por vezes um monopé. Alguma dica de configuração da câmera ou outra opção?

Uso uma Nikon D3100 (a DSLR de entrada) e uma lente Nikon AF-s 70-300 com VR.

Abraços

Lucas,

acho que 20m para uma lente de 300mm, mesmo com fator de corte da D3100, é muita coisa e a ave não vai ficar nítida mesmo. Coloca um link para uma foto sem cortes que eu dou uma olhada.

Abraços,
Fabio.
FabioDuarte
FabioDuarte
Contribuinte 2015

Mensagens : 135
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 49
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Reunião 10/05/14 Empty Reunião de 10.05.2014

Mensagem  claudio luis c duarte Seg Abr 28, 2014 2:11 pm

Ola Fábio,

Como estou iniciando na arte de fotografar aves meu interesse é básico e amplo. Pelo que vejo os envolvidos já estão em nível mais avançado mas acho que dá para acompanhar.
Abraço

claudio luis c duarte
Contribuinte 2016

Mensagens : 19
Data de inscrição : 06/03/2014
Idade : 67
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Reunião 10/05/14 Empty Re: Reunião 10/05/14

Mensagem  FabioDuarte Seg Abr 28, 2014 2:16 pm

Cláudio,

com certeza dá para acompanhar, pois o que será abordado é desde o básico até algumas técnicas mais elaboradas, de forma a nivelar todo mundo.

Também vamos incentivar o pessoal a trocar experiências.

Abraços,
Fabio.


Última edição por FabioDuarte em Dom maio 04, 2014 7:14 pm, editado 1 vez(es)
FabioDuarte
FabioDuarte
Contribuinte 2015

Mensagens : 135
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 49
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Reunião 10/05/14 Empty Re: Reunião 10/05/14

Mensagem  Ltoniolo Qua Abr 30, 2014 3:46 pm

Oi Fábio! Valeu pela ajuda, já de antemão.
Tchê, primeiramente, MEUS PARABENS, olhei teu flicker e quase joguei minha câmera na parede hahaha, tu faz belíssimas fotos, parabéns pelo talento!
Eu estou no trabalho então n tenho como te mandar as fotos sem cortes, de casa ou na reunião posso te mostrar com certeza.
No Wikiaves eu postei pouca coisa, até porque não tenho muitos registros, vou colar uns links aqui e a gente vai discutindo:

http://www.wikiaves.com.br/1277814&t=u&u=16833&p=1 acho a foto razoável, pelo menos está perto do resultado que eu espero, a ave estava bem próxima, acho que uns 6-7 m.

http://www.wikiaves.com.br/1206570&t=u&u=16833&p=1 essa a luz ajudou mas nota que já perdi bastante definição, isso que usei o LR na edição. Ave estava a + - 15 m.

Tenho achado que pra maioria das fotos que espero fazer a 70-300 não será suficiente mesmo.

Abs a todos



Ltoniolo
Contribuinte 2015

Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/03/2014
Idade : 36
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Reunião 10/05/14 Empty Re: Reunião 10/05/14

Mensagem  Hasenack Qua maio 07, 2014 10:00 am

Confirmo a minha presença!
Hasenack
Hasenack
Contribuinte 2016

Mensagens : 197
Data de inscrição : 13/07/2010

http://www.walterhasenack.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Reunião 10/05/14 Empty Re: Reunião 10/05/14

Mensagem  Marco Aurélio Sáb maio 10, 2014 7:06 pm

Para os interessados em aprender Lightroom, recomendo os cursos de Tim Grey: http://www.timgrey.com . Por uma assinatura de 50 dólares anuais, é possível acessar dezenas de vídeos de cursos de excelente qualidade. Os assinantes recebem mensalmente a revista de fotografia Pixology, em formato pdf, que tem artigos sobre assuntos diversos nessa área, com destaque para as dicas de Lightroom e Photoshop.
Há também vídeos de Tim Grey no YouTube.
https://www.youtube.com/watch?v=QSwkDC3q7uk
https://www.youtube.com/watch?v=VyYVvwCWVC0
https://www.youtube.com/watch?v=Rk8Vjmo9YFA
Marco Aurélio
Marco Aurélio
Contribuinte 2016

Mensagens : 91
Data de inscrição : 22/04/2013
Idade : 48
Localização : Porto Alegre

http://about.me/antunesmat

Ir para o topo Ir para baixo

Reunião 10/05/14 Empty Re: Reunião 10/05/14

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos